sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Continuo tentando até conseguir...


Eu não vou desistir nunca.  Mas pensei que era mais fácil, mais simples... Acho tão difícil ficar anotando, somando calorias, acho um saco!

Será que não tem outro jeito?




Li no blog "Comportamento Magro":

  1. Escolha um plano flexível, que estimule a mudança de hábitos a longo prazo.

  2. Faça exercícios, caminhe mais ou troque o elevador pelas escadas. “A ideia é se mexer mais ao longo do dia, principalmente nos fins de semana”, diz Mancini.

  3. Privilegie as frutas, as verduras e os grãos integrais. Diminua o consumo de doces, álcool e gorduras.

  4. Entenda o motivo por trás dos excessos. Algumas deficiências vitamínicas ou de minerais causam compulsões alimentares, assim como certas doenças ou distúrbios psicológicos. Nestes casos, a ajuda do médico vale ouro.

  5. Não coma em pé, vendo televisão ou em frente ao computador.

  6. Não faça compras com fome e limite as idas ao bar ou ao restaurante. Pesquisas indicam que quem come fora ou com amigos acaba ingerindo mais calorias do quem tem o hábito de fazer as refeições em casa.
(Especialistas americanos elegem as piores dietas para emagrecer,aqui por Luciana Kotaka)

Gostei muito dessas recomendações...
Vou seguir!


quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Estaca Zero... denovo


Pois é... em uma semana "recuperei" os 500 gramas que tinha emagrecido semana passada... eu imaginei, porque de fato não consegui ainda "aderir" ao projeto de emagrecer os 50 quilos...

Mas vou conseguir, semana que vem vou ter um bom resultado porque agora estou anotando tudo o que como, com detalhes, e vou cada vez mais me adaptar ao cardápio que a nutri passou...

É isso, engordei denovo, novamente tenho que emagrecer 50 quilos!

Em duas semanas, perdi 14 dias...



terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Hoje comecei minha verdadeira mudança...





Acordei, tomei meu café da manhã e fui caminhar no parque. Emagrecer é o tipo da coisa que exige muita "ação" diária (comer direito, caminhar, se cuidar) e não faz sentido se lamentar por estar gorda porque realmente só depende de nós mesmas. Eu vou seguir a seguintes regras:
  1. Não se culpe por estar gorda: procure ajuda e emagreça!
  2. Fuja das fórmulas mágicas e das dietas milagrosas: o que vale é APRENDER A COMER!
  3. Não há alimento proibido: o segredo é não exagerar em nada!
  4. É possível comer bem e ter um peso normal!
  5. Obesidade é uma doença e precisa ser "tratada" como tal.

Não pretendo perder mais tempo, estou muito gorda e quero emagrecer 50 quilos, mas será 1 de cada vez! Então a única coisa que preciso realmente fazer é APRENDER A COMER porque a verdade é que não sei! Escolho mal, como rápido, em qualquer lugar, de qualquer modo, não mastigo direito, etc.

Um médico me explicou uma vez que o que mais emagrece depois da cirurgia bariátrica é o fato de que a pessoa é obrigada a comer menos e bem lentamente... e que isso é possível para qualquer pessoa: comer pequenas quantidades mastigando muito bem cada bocado (em torno de 30 vezes).

Acabo de fazer uma cirurgia bariátrica psicológica (rsss) vou comer como se tivesse com 1/10 do meu estômago: beber os sólidos e mastigar os líquidos.

Eu vou conseguir!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

um FAZER vale mais do que mil QUERER...


Eu já sabia que em geral o que conta é o que "fazemos" de fato e não aquilo que gostaríamos de fazer, aquilo que achamos "certo" ou bom para nós... Como emagrecer se temos dois desejos incompatíveis (emagrecer / comer)? É preciso saber qual é o desejo mais forte observando nossas atitudes:


Se o desejo de emagrecer for mais forte, faremos o que é necessário para isso... Mas se o desejo de comer for mais forte, vamos continuar comendo, comendo, comendo...

Que fazer?

Temos de "decidir" qual é o desejo que queremos fortalecer e "agir" para isso. Reconhecer que temos desejos conflitantes é um primeiro passo... o segundo passo é começar a agir sempre em conformidade com o desejo que queremos realizar e com isso enfraquecer o outro.

Quero fortalecer o desejo de emagrecer...

Todos os dias!

sábado, 12 de dezembro de 2009

Sabado


Eu não sabia que era tão difícil se manter "em dieta" nos finais de semana! Hoje, de repente, tive vontades diversas, doces, salgados, comida enfim... e comi, porque achei melhor ceder do que me irritar e deixar a família louca.Mas sei que vou precisar mudar isso.

Farei com calma. Amanhã vou tentar seguir o cardápio denovo: na sexta, quase consegui e dormi bem melhor, com o estômago mais "feliz" porque bem mais leve. Vou retomar amanhã.

Depois eu conto.

Até.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Correção de rumos: aproveitando as férias para emagrecer...


 Depois do comentário da Rê ao último post, liguei para minha nutri para conversar e avaliar se não seria conveniente diminuir as calorias ou qualquer coisa do gênero.

Ela disse que então me passaria uma "dieta" básica e que os pontos restantes ficariam por minha conta, ou seja, comendo o essencial, eu poderia escolher a cada dia se completaria os pontos ou não até os 450 (1600 kcal).

A preocupação dela é que eu esteja "nutrida". Então o cardápio que passou garante minha "nutrição" e é bem leve, se eu quiser posso comer mais (até 450 pontos). Eis o cardápio:

  • desejum = 60 pts
    chá ou café (com adoçante a vontade) 0 pts
    1 fatia de pão (preferir o integral light ao bco) 20 pts
    1 fatia de queijo (preferir o bco ao mussarela) 25 pts
    1 col margarina ou requeijão ou maionese 15 pts
    .
  • lanche = 32 pts
    200 mls ades zero açucar 11 pts
    1 fruta (preferir com casca) 11 pts
    1 colher sopa de aveia 20 pts
    .
  • almoço = 90 pts
    Salada a vontade, 10 pts
    legumes, 4 col sp, 10 pts
    arroz 2 col sp  20 pts
    feijão 4 col sp  20 pts
    bife  magro 25 pts
    gelatina diet 5 pts
    .
  • lanche = 32 pts
    200 mls ades zero açucar 11 pts
    1 fruta (preferir com casca) 11 pts
    1 colher sopa de aveia 20 pts
    .
  • janta = 90 pts
    Salada a vontade, 10 pts
    legumes, 4 col sp, 10 pts
    arroz 2 col sp  20 pts
    feijão 4 col sp  20 pts
    bife  magro 25 pts
    gelatina diet 5 pts
    ... pode substituir por um lanche de até 90 pts ...
    .
  • ceia = 32 pts
    200 mls ades zero açucar 11 pts
    1 fruta (preferir com casca) 11 pts
    1 colher sopa de aveia 20 pts
    .
  • Total do dia = 60 + 32*3 + 90*2 = 336 pontos
    Que equivalem a 1209 kcal (ou seja, bem menos que 1600)
    Sobram = 114 pts ou 410 kcal por dia que posso usar ou não.

Seguindo esse cardápio vou estar muito bem alimentada (os lanches e a ceia podem ser "sucos" batidos no liquidificador) e vou garantir todas as vitaminas, minerais e também as proteínas e energia necessárias para viver bem. E ainda não vou passar fome porque sempre devo incluir as cascas e a aveia nos lanches (pode ser fibra de trigo ou outro tipo de fibra insolúvel) de modo que estarei sempre bem alimentada.

Vou tentar.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Lembrando o que é fundamental


Eu quero e vou emagrecer 50 quilos e farei isso construindo lentamente um novo estilo de vida, mais saudável e mais feliz.


Para isso, vou consumir apenas 450 pontos por dia (que equivalem a 1600 kcal), sem nenhuma proibição: posso comer qualquer coisa que tiver vontade desde que não ultrapasse o limite recomendado.

Preciso anotar rigorosamente tudo o que comer e somar os pontos para não ultrapassar o limite. Devo me acostumar a mastigar 30 vezes cada porção, até que se torne um hábito.

E devo caminhar 1 hora em ritmo leve: não devo caminhar mais do que 60 minutos e nem aumentar o ritmo. Além disso, devo lembrar que dormir bem é fundamental e que ajuda a emagrecer (devo deitar mais cedo para conseguir somar 8 horas de sono por noite).

Eu "resolvi" emagrecer. E vou emagrecer 50 quilos. Opa: agora faltam apenas 49,5 (rsss). Fácil não é, mas é bem simples: basta comer menos, fazer atividade física (regular), é tudo muito prático. E enquanto emagreço vou desenvolver minha "inteligência emocional" apostando nos seguintes elementos:
  1. autocontrole
  2. zelo (cuidado)
  3. persistência
  4. automotivação
Automotivação sobretudo porque emagrecer exige "automotivar-se" todos os dias. Por isso o blog ajuda: aqui consigo buscar um pouco mais de "motivação" para me "automotivar" melhor (rsss).

...

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Emagreci 500 gramas


Fui à nutricionista no primeiro horário já conversei e estou aqui de volta: emagreci 500 gramas... achei pouco, mas é melhor do que engordar.

Como sou uma pessoa prática, logo perguntei: como faço para melhorar esse resultado?

E a resposta foi simples: basta fazer o que já tinha sido combinado com maior "precisão", ou seja:

  • ficar nos 450 pontos (anotar e somar tudo)
  • domir as 8 horas por noite
  • caminhar 1 hora por dia
  • tomar ao menos 8 copos de água
  • comer a cada 3 horas
  • comer 3 frutas e 4 porções de legumes
Vou caprichar essa semana: quero emagrecer pelo menos 1 quilo. Então vou seguir as recomendações com maior capricho e vamos ver!

Ela me indicou ler o livro do Homero "Odisseia" e responder, na próxima consulta, porque Ulisses se amarra ao mastro (como na foto acima)... fiquei curiosa!

Em uma semana, foram 500 gramas a menos...


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A inteligência emocional é:

...um tipo de competência que pressupõe o cultivo em nós mesmos de aptidões que são prórprias do coração humano...

Dentre as habilidade humanas fundamentais, que são necessárias para o estabelecimento de relações humanas verdadeiramente significativas, estão o autocontrole, o zelo, a persistência e a automotivação.


Então, desenvolver inteligência emocional é essencial para emagrecer porque precisamos de tanto autocontrole, zelo, persistência e automotivação que sem essas habilidades se torna impossível alcançar qualquer objetivo...


Minha tarefa hoje é avaliar a primeira semana antes de saber meu peso (só amanhã tenho consulta). Eu acho que melhorei em relação ao passado, mas ainda estou longe de estar no "controle" da situação. Caminhei alguns dias, não todos... Contei os pontos alguns dias, não todos...

Então acho difícil ter um super resultado, mas vamos ver...

Caminhada leve = 1 hora
*

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

"Não se culpe por estar gorda: procure ajuda e emagreça"...



Um dia estava chateada porque um jeans 48 que eu adoro não fechava de jeito nenhum e comecei a me culpar por estar gorda, por ter engordado tanto, por ter acumulado 50 quilos de gordura.

Daí uma pessoa muito querida me disse a frase que coloquei no título: não se culpe por estar gorda: procure ajuda e emagreça...

Então eu tive um ataque de risos porque sou uma pessoa feliz e aquilo fez muito sentido. Não sou apenas feliz, sou muito prática. Tudo na minha vida é resolvido de modo prático. Dor de dente? Dentista. Quebrou alguma coisa? Levo ao técnico. Enfim, nunca deixo nada sem resolver. Mas nunca tinha visto meu "estado gordo" desse modo.

Por ser uma pessoa de ação, sempre pensei que as pessoas tem todo direito de ser como são e que eu só tenho que respeitar todos e amar os que escolhi ou que me escolheram. Já que senti mal estar por estar gorda, resolvi emagrecer.

Fácil não é, mas é bem simples: comer menos, fazer atividade física, é tudo muito prático.

Tudo se resume em "desenvolver" autocontrole...

domingo, 6 de dezembro de 2009

Mastigação: 30 vezes?




O Nuno Cobra diz que devemos mastigar os sólidos até se liquidificarem na boca... Minha médica disse que tem que ser 30 vezes cada porção: ensinou a dividir tudo o que for comer em 4 partes e dar um intervalo de 5 minutos entre cada parte da refeição, para diminuir a "pressa" ou "ansiedade" de comer (o Nuno Cobra chama de "volúpia alimentar").

Daí, deve-se mastigar cada bocado 10 vezes, descansá-lo no canto direito da boca, esperar 10 segundos, mastigar mais 10 vezes, descansa-lo no canto esquerdo da boca, esperar 10 segundos, mastigar mais 10 vezes e só depois engolir... Realmente isso transforma qualquer sólido em líquido...

Estou tentando, mas ainda tenho muita pressa para comer...

sábado, 5 de dezembro de 2009

Sabado


Não anotei a alimentação
Não caminhei

só para registrar

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Sono, Alimentação e Movimento



Minha nutricionista é fã do Nuno Cobra e me pediu para ler o livro dele "A semente da vitória". Estou gostando. Nunca pensei que dormir fosse tão importante.

Para ele precisamos nos cuidar com carinho: dormir bem e bastante, comer de modo saudável (na quantidade, na qualidade e no "modo" também, escolhendo um local tranquilo e "mastigando" bem) e precisamos nos "movimentar" (iniciando por um passeio que depois vira uma caminhada leve, moderada, rápida e só depois uma corrida intermediária, leve, moderada e "solta").

Estou gostando da leitura (e o livro tem para "baixar" é só procurar pelo google). Percebi que estou caminhando rápido demais porque fico ofegante e não conseguiria dizer "Eu moro para lá de Paranapiacaba" sem parar para respirar (rsss) então vou diminuir um pouco o ritmo.

Obrigada pelos comentários, vou retribuir.

Pontos do dia = 498
Caminhada leve = 1 hora


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Recomendação da nutricionista


Minha nutricionista passou uma tabela de pontos e recomendou que eu some 450 pontos por dia e caminhe 1 hora em ritmo leve. Nenhuma proibição, posso comer qualquer coisa que tiver vontade desde que não ultrapasse o limite recomendado.

E não devo caminhar mais do que 60 minutos e nem aumentar o ritmo: ela disse que assim vou aproveitar bem cada etapa do processo e não vou sofrer além do necessário.


E devo anotar rigorosamente tudo o que comer e somar os pontos para não ultrapassar o limite. Depois de um mês ela vai analisar minhas preferências alimentares e vamos combinar quais mudanças devo fazer, que escolhas são melhores para mim. Com muita calma para não desesperar. Estou confiante.


Obrigada pelas dicas, vou analisar cada uma.

Pontos do dia = 502
Caminhada leve = 1 hora


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Quem sou eu

Sou uma mulher de 31 anos que está bem acima do peso. Preciso emagrecer 50 quilos. Pretendo fazer isso de modo saudável e muito responsável. Por isso não estabeleci um prazo. Quero construir lentamente um novo estilo de vida, mais saudável e mais feliz.


Estarei sempre por aqui e espero que possa contar com a ajuda de vocês: podem contar comigo.

Até mais.