domingo, 6 de dezembro de 2009

Mastigação: 30 vezes?




O Nuno Cobra diz que devemos mastigar os sólidos até se liquidificarem na boca... Minha médica disse que tem que ser 30 vezes cada porção: ensinou a dividir tudo o que for comer em 4 partes e dar um intervalo de 5 minutos entre cada parte da refeição, para diminuir a "pressa" ou "ansiedade" de comer (o Nuno Cobra chama de "volúpia alimentar").

Daí, deve-se mastigar cada bocado 10 vezes, descansá-lo no canto direito da boca, esperar 10 segundos, mastigar mais 10 vezes, descansa-lo no canto esquerdo da boca, esperar 10 segundos, mastigar mais 10 vezes e só depois engolir... Realmente isso transforma qualquer sólido em líquido...

Estou tentando, mas ainda tenho muita pressa para comer...

23 comentários:

Simone Gomes disse...

Menina eu como muito rápido!!!!Putz!!!Vou parar com isso!!!Já parei!!!Lindinha adorei sua visitinha, e q bom q vc ficou por lá tb!!!Vai ser muito bom ter vc na brincadeira.Vou aguardar a fotinho!!!Bjks

Dieta e Prazer - Mey disse...

Obrigado amiga !!

beijosssss

ótimo domingo !

Arlesandra disse...

Eu postei algo semelhante! MAstigar muito tem mudado meu estilo de comer, e ajuda realmente a emagrecer...a dica aqui é muito interessante!bj

Luana Giampietro disse...

olha, tudo bem que devemos mastigar bastante e comer devagar... mas se eu ficar fazendo contas assim na hora de comer, nunca vou ter prazer numa refeição... prefiro usar somente o bom senso, rsrsrs

mas, olha, dou a maior força pra quem come muito rápido fazer essas coisas, assim vc acaba acostumando a comer devagar, e um dia nem vai ter que contar mais nada, depois me conta se tá dando certo!!!

beijocas e bom finds

Sabores e Sensações disse...

Oi,Vanessa!
Comer devagar é uma coisa que estou tentando fazer. Como reduzi as quantidades do que como, tento comer no mesmo tempo que as outras pessoas que estão na mesa cujo prato de comida é bem maior que o meu, assim eu mastigomuito mais que todos, mas não conto o número de mastigação.
Beijos

Dani disse...

Oi minha linda! obrigada pela visita! Conte comigo para o que for preciso, viu? Eu ainda me pego comendo rápido as vezes... emagrecer é um eterno aprendizado...

Mirelle disse...

Além de mastigar bastante também adotei a pratica de comer em um prato menor. Parece que a gente esta comendo mais pois o prato fica bem servido. Bjs

Débora disse...

Oi querida, vi seu comentário no meu blog e vim dar uma força!!!
Ah, e já tá adicionada.
Beijos

Pri Couri disse...

Olá, seja bem vinda ao mundo light da blogsfera!
Bom domingo pra vc!

Lei disse...

um ansioso vaimorrer de agonia ao mastigar desse jeito, hein? :o)
pior que é assim mesmo que temos que nos alimentar, para sentir bem o sabor dos alimentos e realmente degustar nossa refeição. Mas o maximo que já consegui foi esticar meu almoço em 15 min... mas ainda chego lá!
Gostei muito de seu blog, e as dicas de sua nutricionista são muito legais!

beijos

Fabiane Pereira disse...

Passei para conhecer seu cantinho e qnd puder é só aparecer.
Eu não consigo comer devagar...principalmente se for carne, mas sei que sste é o certo.
Boa semana e beijos!!

zanza disse...

e chato mais vale a pena confeso q mastigamos 3 veses kkkkkkkkkkkkkkkkkkk um bj vamos tentar mastiagar mais bj!

Camilla disse...

ótima dica viu amiga, acho que vou tentar seguir !
Beijos e força na RA

disse...

Olá Vanessa! Obrigada pela visita e muito sucesso prá vc em sua jornada.
Bjs.

Rosemary disse...

Nossaaaaaaaa miga rs entao estamos perdidas
pois pelo menos eu nao mastigo tudo isso nao kkkk nossa ate la ja ate esfrio d+ a comida na boa rs
tenha um lindo dia amiga

Bjinhosssssssssssss

Engenheira Dietética disse...

OI, vou te add jah, beijos

Phoenix disse...

A partir de agora vou ter que comer assim... pouco e mastigar bastante! Será que vou viver mais? Tomara!!!
beijos
Lilith

Fabi Sereia disse...

Oi querida, obrigada ela visita! Relamente eu como rápido, mas acredito que essa técnica de mastigação deve ajudar bastante mesmo..
Abração e bom início de semana!

Vânia Almeida disse...

Olá, vim te agradecer pela sua visita ao meu blog. Eu gostei muito do seu cantinho, é muito motivador!! Aparece mais vezes e qualquer coisa nos procure!

Boa semana,
Vânia

Julie Slim disse...

Pois é, é unanimidade q comer devagar traz beneficios, mas desse jeito tb, acho inviavel nos tempos de hj... imagina eu no refeitorio dio trabalho comndo assim? acho q levo uma suspensão por não voltar ao trabalho em tempo habil! rs

Zizi disse...

Olá menina!

Te desejo uma semana de ra maravilhosa e abençoada! Vamos nos esforçar para ter um fim de ano mais feliz!

Caramba...acho q para mim é impossível demorar tanto comendo...mas vou tentar!

bjoooo

Marcia Gullo Tiberio disse...

Vanessa, de que fotos voce esta falando???
Essas fotos que levam aos post antigos???
Se for isso me avisa que eu te ensino a colocar.
Me mande um email seu pra retorno, ta bom???

marcia-gullo@ig.com.br

Beijinhos e inté.

Anônimo disse...

Estou sofrendo pra me adaptar a comer devagar. São 30 anos engolindo os alimentos sem mastigar direito da difícil me acostumar. Esse falta de mastigação me causou problemas digestivos serios